O que é terapia de casal?
O casal é um dos pilares mais importantes na vida, é a base e o início da família, pelo que a psicologia procurou desde cedo entender e compreender os fatores observáveis e inconscientes que determinam a relação de casal.
O casal é mais que a soma de dois.
O casal é o conjunto das suas interações com os outros, a evolução pessoal de cada pessoa, as famílias de origem de ambos, a família extensa se houver, as esferas de influência externas (trabalho, amigos).
Tudo isso torna a relação em casal um quadro complexo que muitas vezes se desequilibra, gerando conflitos que, se não forem resolvidos, podem levar à falta de esperança que causa desconforto significativo nos membros do casal.
As relações não funcionam de modo estático.
Antes, ela tem os seus momentos de crise, e a luta para superá-los torna o casal um processo em constante mudança é, portanto, uma relação dinâmica.
Tudo isso pode gerar momentos de satisfação, mas também momentos de frustração e desânimo, levando o casal a questionar seu próprio funcionamento e até uma possível separação.
Fazer terapia pode ajudar a entender e esclarecer o problema e os motivos que levaram o casal a esta situação.
Além de procurar soluções possíveis, ajuda a transformar um espaço de mal-estar repetitivo e esterilizante num espaço inovador e fértil, considerando os assuntos mais problemáticos, com o objetivo de encontrar as mudanças e chegar a consensos.
É um recurso que muitas pessoas utilizam para tentar resolver os seus problemas de relacionamento, facilitar o encontro ou entendimento no casal e chegar a acordos sobre questões polêmicas que ocorrem no relacionamento.
Marque Terapia de Casal
Segunda a Sexta: 9h às 21h
Terapia de Casal
A terapia de casal é uma das melhores decisões que podem ser tomadas para que comece a resolver os problemas assim que surgem.
Como funciona a terapia de casal?
A terapia de casal é proposta em duas fases: avaliação e intervenção.
Fase de avaliação
Na fase de avaliação faremos uma primeira consulta com ambos, e depois com cada um dos membros separadamente. Avaliaremos a situação geral do casal assim como de cada um dos membros: motivação para a terapia, motivação para a mudança, expectativas, necessidades, projeção da relação.
Fase de intervenção
Na fase de intervenção, que se inicia assim que termina a avaliação, o trabalho é feito de acordo com as necessidades detetadas na avaliação. Promovemos também atividades que facilitem o encontro do casal não só no interior, mas também fora da consulta.
Terapia de Casal
Apoio e intervenções para explicar as causas que levaram à situação, detetar os padrões destrutivos que se estabeleceram e propor orientações, exercícios e negociações para chegar a uma solução e quebrar as barreiras que bloqueiam o relacionamento.
Quando ir à terapia de casal?
A terapia de casal é procurada quando a situação é percebida como insustentável e as pessoas tentaram resolver os problemas por conta própria, sem sucesso.
Claro que esse é o momento certo para ir.
Mas também é indicado o momento em que:
- surgem problemas pontuais,
- quando houver falhas de comunicação,
- quando houver desacordo entre importantes decisões que afetem o futuro do casal,
- quando o casal se encontra desestabilizado pela chegada de filhos, dependentes.
Estes casos serão resolvidos com menos sessões de forma mais preventiva
Problemas mais comuns em terapia de casal
Ameaça de divórcio e/ou separação
Mediação em separações e divórcios
Problemas de comunicação
Falta de demonstração afetiva e apoio
Dificuldades de convivência
Apoio a casais em tratamentos de infertilidade
Apoio a casais em processo de adoção
Problemas sexuais
Ciúme e/ou infidelidade
Acontecimentos que alteraram a dinâmica do casal (nascimentos, emprego)
Como a terapia de casal pode ajudar?
Em terapia de casal podemos ajudar a resolver e melhorar muitas situações e problemas que ocorrem no casal, a fim de evitar que essas situações levem a uma convivência doentia ou a uma possível separação.
Estas são algumas das coisas que vamos ajudar a melhorar na terapia de casal
Melhorar a Comunicação
Clarificar alguns dos problemas de comunicação que surgem no casal: dicas e ambiguidades, ficar na defensiva, mensagens mal compreendidas, diferenças no tipo de linguagem
Melhorar a capacidade de resolução de problemas
Ajudar a melhorar a capacidade para resolver problemas através de uma comunicação: que levante as diferenças sem conflito, implemente uma visão de equipa para que não seja interpretada, como um combate, treino de assertividade, gerar soluções alternativas para avaliar a melhor opção para o casal
Melhorar a relação sexual
Resolver as diferenças pessoais na relação intima, nomeadamente em relação: ao desejo sexual, as diferenças em relação à frequência, tempo, lugar nas relações sexuais.
Aumentar em atividades comuns
Encontrar atividades comuns e tempo para voltarem a fazer o que faziam antes Propor novas atividades que sejam gratificantes para ambos, Criar um ambiente descontraído, fora do dia-a-dia, para voltarem a encontrar-se, partilharem momentos, Terem espaço para debates e para a comunicação, Voltarem a ligar-se.
Melhorar a relação com as famílias de origem
Vamos ajudar cada pessoa do casal a compreender os seus sistemas familiares, a sua história e legado de valores, as suas experiências passadas e as expectativas no futuro.
Clínica Psicologia EmMente
PSICOLOGIA, TERAPIA DE CASAL, SEXOLOGIA E PSIQUIATRIA.
Casais e Rotina
Casais e Rotina A rotina faz inevitavelmente parte da vida de [...]
Manipulação Emocional
Manipulação emocional é uma estratégia psicológica utilizada por [...]
Necessidade de aprovação
Necessidade de aprovação é o desejo ou a procura incessante por [...]
Infidelidade emocional
Infidelidade emocional é uma forma de traição que ocorre quando [...]
Viés da negatividade
O viés da negatividade é um fenômeno psicológico em que as [...]