Consulta de Sexologia
Consulta de Sexologia

Os problemas sexuais são aquelas situações em que se torna difícil para alcançar uma resposta sexual normal. Uma resposta sexual normal passa por diferentes fases, e é nas fases de desejo, excitação e orgasmo que podemos encontrar obstáculos para um encontro sexual satisfatório.
Os problemas sexuais ocorrem numa percentagem elevada da população, e são causa de desconforto emocional e sofrimento psicológico, mas também é frequente que, por razões culturais e/ou sociais, permaneçam ocultos, e por isso são motivo de uma procura cada vez maior de consulta de sexologia.
Consulta de Sexologia Individual
Quando ocorre um problema de tipo sexual, é muito importante fazer um bom diagnóstico diferencial, pois deve-se descartar uma possível patologia orgânica ou funcional (por exemplo, diabetes), pois nestes casos o tratamento deve ser sempre realizada pelo médico especialista. No entanto, apesar da crença popular, a maioria dos problemas sexuais está geralmente associada a causas psicológicas, como ansiedade, stress, nascimento de um filho, crenças sobre questões sexuais, etc.
Na consulta de sexologia vamos analisar as variáveis psicológicas envolvidas na origem (causas) e manutenção desse problema, sua história e evolução, para ver que problema tem o tratamento mais adequado: terapia individual, terapia de casal, terapia focada no problema sexual, etc.


Consulta Sexologia para Casal
É importante perceber se os problemas psicológicos que uma pessoa ou um casal têm são a causa dos problemas sexuais ou, inversamente, se esses problemas sexuais é que causaram os problemas pessoais ou de relacionamento no casal. Muitas vezes o problema sexual é consequência direta dos problemas de relacionamento de um casal.
Relacionamentos sexuais satisfatórios são um fator importante para uma vida satisfatória. Isso porque durante a atividade sexual plena libertamos endorfinas e hormonas que dão prazer e euforia, além substâncias químicas que permite a união das duas pessoas, facilitando a convivência com ela. No entanto, é normal ter flutuações na libido e na intensidade da atração pelo parceiro, o que pode depender do ritmo de vida, de problemas sexuais na pessoa, e da fase de vida do casal e que devem ser considerados quando causam desconforto.
Consulta Sexologia algumas situações
Falta de desejo sexual
Sentir falta total ou significativa de interesse sexual. Escassez ou falta de fantasias sexuais. Não sentir falta de carícias ou outros estímulos eróticos nos órgãos genitais.
Evitar relações sexuais
Sentir desconforto, ansiedade ou rejeição com a ideia de ter relacionamentos sexuais. Evitar passiva ou ativamente atividades eróticas, como beijar ou acariciar.
Dificuldades de ereção
Problemas para obter ou manter uma ereção ou se o pênis não tiver a rigidez necessária.
Ejaculação retardada
A ejaculação demora a chegar, apesar da estimulação satisfatória estar presente e querer ejacular.
Ejaculação precoce
A ejaculação ocorre antes da penetração ou logo após. Sentir falta de controle sobre a ejaculação e/ou receio sobre isso.
